Qual a relação entre o cérebro, a atividade física e o ET Bilu?

Relação entre atividade física, cérebro e o ET Bilu

Você já deve saber que praticar atividade física é bom, mas você sabe como ela afeta o cérebro?

As pessoas se exercitam por diferentes razões, muitas procuram apenas para prevenir ou tratar problemas graves de saúde. Condições como doenças cardíacas, obesidade e diabetes, por exemplo. Outras pessoas, principalmente para perder peso.

Agora, me responda, você se exercita com a intenção de melhorar o funcionamento do cérebro?

Algumas pessoas podem até dizer sim, mas para a grande maioria, não!

A atividade física melhora o funcionamento cognitivo, a saúde mental e a memória. E também impede o desenvolvimento de certas condições neurológicas.

Até aqui, ok.

Mas, à essa altura, você pode estar se perguntando: “ah tá, e o que isso tudo tem a ver com o Site ET Bilu?”. Eu te respondo: “tudo a ver, caro leitor!”.

Segundo o ET Bilu, envelhecer é uma doença.

Isso mesmo! Esqueça o discurso de “processo natural irremediável”, porque nós poderíamos, sim, viver muito!

Para viver (e não sobreviver), a pedra fundamental é o nosso corpo e a nossa mente. Não importa sua idade, a qualquer tempo você pode dar o primeiro passinho.

Então, vem comigo, porque vamos dar esse passo juntos!

Ginástica pro corpo e pra mente

Eu comecei te falando sobre exercício físico para fortalecer o cérebro. Então, se você vai a uma academia, faz uma caminhada, pratica um esporte, sua mente está lá te agradecendo. Legal, né?

E, aqui no site, você já viu uma série de exercícios mentais que turbinam o poder da nossa mente.

Mas, veja, sou capaz de afirmar que o poder da nossa mente se manifesta na medida em que temos um corpo físico fortalecido pela prática esportiva.

Mesmo. Atividade pra suar, diga-se de passagem. 😅

Sabe por quê?

Durante a prática, pode ocorrer o crescimento dos vasos sanguíneos nas áreas do cérebro associadas ao pensamento e também ao desempenho social, físico e intelectual.

Reduz os hormônios do estresse e aumenta o número de neurotransmissores, como a serotonina e a norepinefrina, que são conhecidos por acelerar o processamento de informações.

Regula positivamente as neurotrofinas (BDNF – Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro). Nomes complicados? Mas mantenha no seu radar que eles se relacionam com a sobrevivência e diferenciação de neurônios no cérebro em desenvolvimento. Ou seja, fundamentais para o nossos organismo!

E tem mais!

Pessoas que se exercitam regularmente sentem uma enorme sensação de bem-estar, proporcionando um impacto profundamente positivo na depressão, ansiedade, TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade), no estresse, na memória, no sono e no humor, nas doenças neurológicas, nas sensações positivas sobre si mesmo e na vida.

É um poderoso coadjuvante para muitos desafios comuns no dia-a-dia.

Não importa sua idade ou nível de condicionamento físico, você pode aprender a usar a atividade física como uma ferramenta para se sentir melhor.

Aliás, o próprio ET Bilu diz para não nos entregarmos “ao peso da idade” e manter uma prática constante de exercícios físicos, porque é o corpo ativo (vivo!) que responderá à altura dos comandos mentais.

Lembra quando falamos aqui sobre Pensamento / Desejo / Vontade? A engrenagem para esses três princípios está na manutenção do nosso corpo físico.

E todos esses benefícios estão ligados à neurogênese (geração e criação de novos neurônios), assim como a neuroplasticidade (plasticidade sináptica ou alterações na força das sinapses já existentes).

São conceitos já estudados amplamente aqui no mundo Terra e que mostram que somos capazes de regenerar e potencializar nossa mente.

Benefícios já comprovados na prática contínua da atividade física

Vem comigo que eu quero te contar agora alguns benefícios práticos da atividade física!

Atividade física na Depressão 😕

Tem impacto muito positivo no combate à depressão por várias razões. Ela promove todos os tipos de mudanças no cérebro, incluindo crescimento neural e novos padrões de atividade que promovem sensações de tranquilidade e bem-estar.

Também libera endorfinas, substâncias químicas que energizam e fazem se sentir bem.

Pode servir como uma forma de mudar o foco, permitindo que você encontre algum tempo para quebrar o ciclo de pensamentos negativos que alimentam a depressão.

Atividade física na ansiedade e estresse 🤯

A ansiedade é prejudicial ao cérebro, mas como? Existem evidências de que indivíduos que sentem ansiedade têm 48% mais probabilidade de desenvolver demência. Isso se deve ao cortisol em excesso, o hormônio do estresse, que danifica partes do cérebro envolvidas na memória e no pensamento complexo.

Quando está focado em seu corpo e em como ele se sente enquanto faz exercícios, você não apenas melhorará sua condição física mais rapidamente, mas também poderá interromper o fluxo de preocupações constantes que passam por sua cabeça.

Já percebeu como seu corpo se sente quando está sob estresse? Seus músculos ficam tensos, especialmente no pescoço e ombros, deixando-o com dores nestas regiões. A preocupação e o desconforto de todos esses sintomas físicos podem, por sua vez, levar ainda mais ao estresse, criando um círculo vicioso entre sua mente e seu corpo.

E a atividade física é uma forma eficaz de quebrar esse ciclo ajudando a relaxar os músculos e a aliviar as tensões do corpo. Uma vez que o corpo e a mente estão tão intimamente ligados, quando o seu corpo se sentir melhor, o mesmo acontecerá com a sua mente.

Atividade física no TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade 😇

Praticar exercícios regularmente é uma das maneiras mais fáceis e eficazes de reduzir os sintomas de TDAH e melhorar a concentração, a motivação, a memória e o humor.

A atividade física aumenta imediatamente os níveis hormonais que proporcionam o foco e a atenção.

Com todos esses benefícios com a prática regular de atividade física, como começar?

Inicie com 30 minutos diariamente pelo menos cinco vezes por semana (os exercícios mais eficazes são os treinos de resistência e intervalados de alta intensidade).

Se isso pareceu muito, ou não tem esse tempo, não se desespere. Comece devagar e vá aumentando o tempo e a intensidade aos poucos (sempre respeitando os limites do seu corpo). Neste canal, eu divulgo diversos exercícios físicos que podem te apoiar para começar a praticar.

Quanto mais exercita, mais energia  terá, então, sentirá pronto para um pouco mais. E lembre-se de manter o foco, dia após dia, porque nosso mundo está estrategicamente repleto de “distrações”. No vídeo abaixo, eu falo mais sobre isso:

Encontre a atividade física que goste e o faça se sentir melhor para aproveitar mais a vida. Se persistir nos treinos, os benefícios do exercício começarão a surtir efeito.

Pense no seu cérebro como um músculo! Se não cuidar dele, algumas de suas partes atrofiarão e sua função se deteriorará. Para otimizar sua capacidade, você deve treiná-los continuamente e impulsioná-los cada vez mais.

Isso é o que garantirá seu desempenho físico e mental. E, também, que você se aproxime da sua melhor versão, da sua condição super-humana!

Por isso, mexa-se!

O tempo sempre está a favor de quem busca o conhecimento! E para realizar todas as habilidades mirabolantes que tanto falamos neste site, seu corpo é o seu veículo e é ele que te levará ao infinito.

Pense nisso.😉

E a gente se encontra também nos canais do Site ET Bilu. Por isso, aproveite para se inscrever no nosso Canal no Telegram e na Newsletter. Até a próxima, buscadores! ✨

2 comentários em “Qual a relação entre o cérebro, a atividade física e o ET Bilu?”

  1. Sempre tive dificuldade de lidar com o físico; Foco e disciplina com relação a trabalhos físicos. dificílimo. Como nada está perdido vou reiniciar pela milionésima vez, Amem.

    1. Olá Olarnita! De fato, o cuidado físico é desafio para muitos de nós… não desista!! Tente sim a milionésima vez e vamos ficar na torcida para ter muito sucesso nessa jornada. O nosso corpo é nosso veículo para transformar nossa vida! Lá no site da Ariana Rezende tem instruções sobre como participar do Canal no Telegram dela, que tem várias dicas sobre atividades física… quem sabe você gosta? Caso precise, o site é http://arianarezende.com.br/

      Abração de nossa equipe!

Deixe uma resposta