Por que o ET Bilu só aparece à noite?

Por que o Bilu aparece à noite

Locução: Ronald Ângelo

Essa deve ser, certamente, uma das top 10 perguntas mais frequentes: por que o ET Bilu só aparece à noite?!

(Tá tudo bem, a gente também já se fez essa pergunta!)

Aliás, pra começar a aquecer nossa prosa: o Bilu não aparece só à noite, há relatos de interações durante o dia. Bom, maaasss isso é conversa para um outro artigo.

Voltando ao ponto, a pergunta procede, porque, de certa forma, isso nos dificulta distinguir “o que” exatamente está se apresentando para nós, principalmente no meio da mata; e quando o que ouvimos é apenas uma voz de criança.

Mas este amigo, sabido como ele só, tem nos mostrado algumas perspectivas muito interessantes sobre os motivos para usar essa estratégia.

Em primeiro lugar, essa percepção de que “não dá pra ver nada” tem uma razão de ser. Na verdade, o ser humano tem condições de perceber muito mais do que apenas 2% do espectro de luz visível registrado pelas células que constituem a nossa visão. Então, o Bilu afirma que existem muitas “outras realidades” além da que comumente enxergamos.

Sério? Sério.

A nossa capacidade de percepção visual depende de elementos capazes de estimular células específicas na região dos olhos que mandam informações ao cérebro, onde todos esses dados se transformam em uma impressão visual única.

As únicas células sensíveis à luz em nossa retina são os fotorreceptores chamados de cones e bastonetes, responsáveis pela captação da informação luminosa. Os cones – cerca de 7 milhões – são responsáveis por captar o espectro de luz natural ou artificial, já os bastonetes são especializados para baixas ou sutis intensidades luminosas tendo mais fotorreceptores para fornecer informações. Por isso, quando estamos no escuro, na ausência da luz artificial ou natural, nossos olhos ativam cerca de 120 milhões de células bastonetes a mais! Ou seja, a nossa visão não fica ruim, ela melhora.

Mas, para isso, precisamos treinar.

       Portanto, quanto mais treinarmos nossa visão noturna, mais teremos capacidade de enxergar à noite frequências ultravioletas, infravermelhas, raios x, raios gama, ou seja, frequências que normalmente não estamos acostumados a enxergar!

E assim o sábio das estrelas Bilu está nos ensinando que existe muito mais ao nosso redor do que os nossos olhos estão acostumados a enxergar. Treinando, poderemos perceber essas outras realidades.

Conhece alguém que tem medo do escuro?

Curiosamente – e isso também foi o Bilu que disse – a humanidade foi condicionada a ter medo do escuro. E que a escuridão faz parte de apenas um treinamento para derrubar nossos bloqueios.

Aliás, sabe quando e onde o Bilu disse isso? Na entrevista ao extinto CQC, tudo gravado para você assistir.

Olha só que interessante: um mecanismo que poderia então ampliar nossa percepção é exatamente aquele que muitos de nós tememos. Afinal, com que propósito esse medo vem sendo incrustado na história da humanidade, geração após geração?

Pra pensar, não é?

(Merece até uma reflexão nossa sobre qual seria a razão das crianças escutarem desde cedo histórias cabulosas sobre o bicho-papão, exatamente à noite…)

Quer começar a repensar seus paradigmas sobre o escuro e exercitar sua visão noturna?

As dicas abaixo são do site Hospital dos Olhos (quem sabe assim, utilizando referências vindas da medicina, você se convence de que nossa visão noturna é um poderoso instrumento que pode ser sim desenvolvido?):

  • Exercite a visão periférica: use um cartão de 5x9cm de papel preto para bloquear sua visão central, de forma que você seja obrigado a se orientar pela visão periférica. Os bastonetes são estimulados pelo movimento, por isso movimente-se e mantenha a visão no cartão.
  • Durma no escuro total: desligue todas as fontes de luz do quarto. Em outras palavras, isso também significa cobrir as luzes do modo stand by dos aparelhos eletrônicos e nem pense em dormir com a televisão ligada.
  • Não acenda as luzes: se você estiver em um local longe da cidade e com pouca iluminação, aproveite esta oportunidade para melhorar a visão noturna. Quando a noite começar a chegar, não acenda as luzes da casa. Deixe que seus olhos se acostumem gradativamente com a pouca luz. Este exercício fortalece os bastonetes
  • Ande no escuro para melhorar a visão noturna: se você acordar no meio da noite e precisar se levantar, não acenda as luzes. Neste momento os seus olhos estão descansados e poderão aproveitar os poucos estímulos do escuro de forma mais eficiente. Em pouco tempo, você poderá distinguir objetos e se movimentar livremente. Quando a luz acender, o processo de adaptação dos olhos será encerrado e todo o processo de estímulo aos bastonetes deverá começar novamente.

(Fonte: https://hospitaldeolhos.net/dicas/melhorar-visao-noturna/)

Compreende, agora, por que é tão importante “explorarmos” essa preciosidade que é o período da noite?

A questão é: estamos prontos para esta nova visão da realidade que se apresentará?

E aí, agora você entendeu melhor porque o ET Bilu só aparece à noite? Conta pra gente aqui nos comentários!

Tem mais: Confere lá o artigo que traz um relato de interação do ET Bilu à luz do dia! E mais, participe do nosso Canal no Telegram para você ficar ligado nas próximas publicações e novidades!

14 comentários em “Por que o ET Bilu só aparece à noite?”

  1. Eu entendi perfeitamente por que Bilu aparece MAIS a noite para desenvolvermos mais os bastonetes e a visão periferica para melhor locomovermos no escuro show!!!

  2. Eu já faço essa pratica de ficar no escuro….só não entendia porque fica normal depois de um tempo nele…agora faz sentido são os bastonetes muito bom….=]

      1. Um exemplo disso é o tapa – olho que os piratas usavam . Devido ao porão do navio ser escuro pelo contraste com a claridade do céu aberto diurno , eles tapavam um olho e quando desciam ao porão escuro , destapavam esse olho e tapavam o outro . Assim , enxergavam seus objetos no porão com muito mais facilidade . Qualquer pessoa que enxergue pode fazer esse experimento .

  3. Gostei do linke ET Bilu e a ciência …assim é mais fácil fazer e entender…agradecida Rosana…

    1. Olá Teresa! Muito obrigado pelo seu comentário. Sempre que possível vamos fazer essa tabelinha com materiais científicos. Todas as coisas estão interligadas. Abraços.

  4. E eu agradeço nos agradecemos pôr trazer essa matéria para nós passar conhecimento e dúvidas sobre o por que sentimos medo de andar pela escuridão(mata,casa)e obrigado por trazer essa matéria e também vou colocar prática… a visão noturna

  5. Quando andando no escuro ,ao piscar vejo Flash de luz ,nos cantos ao lados dos olhos ,seria os bastonetes então ativando a noite .

Deixe uma resposta